Para que a Bíblia continue atual, 9 (BOM DIA AMIGO 4496 | Israel Belo de Azevedo)
Israelbelooficial
Para que a Bíblia continue atual, 9
(BOM DIA AMIGO 4496 | Israel Belo de Azevedo)
“A Bíblia é o maior de todos os livros; estudá-la é a mais nobre de todas as buscas; entendê-la, o mais alto de todos os objetivos”.
(Charles C. Ryrie, 1925-2016)
Não leiamos a Bíblia ANACRONICAMENTE. A Bíblia é sempre atual, por ela mesma, não por nós. A antiguidade bíblica não é “atrasada” e no presente, “evoluído”.
Não leiamos a Bíblia ATOMIZADAMENTE — Há versos cujo valor maior está em suas poucas linhas. Quase sempre, porém, precisamos ler o que vem antes e o que vem depois para saborearmos a integridade da mensagem.
Não leiamos a Bíblia ALEGORICAMENTE. Há muitas alegorias na Bíblia, como no livro de Provérbios, mas não há nenhuma no Cântico dos Cânticos.
Não leiamos a Bíblia ARBITRARIAMENTE, abrindo-a aleatoriamente quando der vontade, ou buscando respostas para questões que nós formulamos.
Não leiamos a Bíblia LITERALMENTE — Há textos, sobretudo os narrativos, que podemos ler no seu primeiro sentido literal. Não podemos fazer o mesmo com os poemas, com as parábolas ou com as metáforas. Cada gênero literário deve ser lido num jeito próprio.
Não leiamos a Bíblia DOUTRINARIAMENTE, atitude que nos divide, mas para sermos conduzidos pelo Espírito Santo a uma vida inspirada e inspiradora.
“Quem segue a Bíblia é aperfeiçoado e capacitado para agir corretamente em todas as áreas da vida”. (2Timóteo 3.16-17)
Bom dia!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial
Israelbelo@gmail.com