Para que a Bíblia continue atual, 4 (BOM DIA AMIGO 4491 | Israel Belo de Azevedo)

Plural: 293 visualizações,

Israelbelooficial

Plural: 9.540 visualizações

Para que a Bíblia continue atual, 4
(BOM DIA AMIGO 4491 | Israel Belo de Azevedo)

“A Bíblia não é a palavra do homem sobre Deus, mas a palavra de Deus sobre o homem”.
(John Barth, 1930-2024)

3
OBJETIVO DO TEXTO
Ao meditarmos num texto bíblico, temos que considerar o seu objetivo: ele pode ser informativo ou orientativo. Se confundirmos, perderemos.
Um texto informativo (ou descritivo) tem o objetivo de narrar um fato; às vezes, o comportamento narrado é comentado; às vezes, não. Se a personagem, por exemplo, é polígama, a Bíblia não está aprovando a poligamia, mas apenas registrando a sua existência. Diferentemente, quando o adultério de Davi é narrado, a sequência mostra a desaprovação divina. Os crimes horrorosos mencionados em Juízes estão ali para dizer o que as pessoas sem-Deus fazem, embora os comportamentos não sejam explicitamente condenados.
Quando um texto é orientativo (ou prescritivo), os verbos usados são bem diretos a ponto de, às vezes, aparecerem no imperativo. Os mandamentos, as promessas, as advertências e os princípios que a Bíblia propõe são ideais que devemos buscar. Os mandamentos são para que obedeçamos, as advertências para que nos cuidemos, as promessas para que confiemos e os princípios para que apliquemos.

“Portanto, ouçam as palavras do Deus Eterno, obedeçam a todos os seus mandamentos e façam aquilo que Ele aprova”. (Deuteronômio 13.18 — Bíblia Prazer da Palavra)

Bom dia!!!
Israel Belo de Azevedo
@israelbelooficial
Israelbelo@gmail.com